STF tem maioria para manter bloqueio ao X: 'Tamanho da conta bancária não dá imunidade' - BBC News Brasil (2024)

STF tem maioria para manter bloqueio ao X: 'Tamanho da conta bancária não dá imunidade' - BBC News Brasil (1)

Crédito, Getty Images

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a suspensão do X no Brasil em votação realizada nesta segunda-feira (2/9).

A decisão foi tomada por plenário virtual — em que os ministros colocam suas decisões em um sistema eletrônico da Corte. O prazo final para decisão sobre a questão do X era 23h59 desta segunda-feira.

O bloqueio do X foi determinado por Moraes na sexta-feira (30/1) e implementado pela Anatel no dia seguinte. Jornais brasileiros noticiaram que a portas fechadas os ministros do STF pediram a Moraes que a decisão fosse colocada em votação na primeira turma.

O bloqueio do X desencadeou uma briga entre o X, do bilionário Elon Musk, e a Justiça brasileira.

Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do X no Brasil — o que foi realizado pela Anatel e por provedores de internet no país no fim de semana. A decisão de Moraes prevê multa diária de R$ 50 mil para quem usar um serviço VPN, que permite furar o bloqueio, para acessar o serviço.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo

Matérias recomendadas

Fim do Matérias recomendadas

O STF tomou a decisão depois que o X anunciou que não acataria uma decisão anterior, que determinava o bloqueio de terminadas contas que, segundo inquérito brasileiro, disseminavam fake news e discurso de ódio. Além disso, a empresa fechou seu escritório e deixou de nomear um representante legal no país. As leis brasileiras exigem que um representante legal seja indicado.

Elon Musk acusa Moraes de ser "um juiz falso e não eleito" e afirma que a decisão do STF fere o direito à liberdade de expressão. Ele anunciou na semana passada que a empresa não pretende acatar a ordem judicial.

No fim de semana, o X lançou uma conta chamada "Alexandre Files", na qual passou a divulgar decisões do ministro do STF que diz serem contra a lei brasileira.

'Tamanho da conta bancária'

Pule Que História! e continue lendo

Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Nos seus votos no plenário virtual, os ministros justificaram por que concordam com a decisão de Moraes de bloquear o X.

"A liberdade de expressão é um direito fundamental que está umbilicalmente ligado ao dever de responsabilidade. O primeiro não vive sem o segundo, e vice-versa, em recíproca limitação aos contornos de um e de outro", disse Dino em seu voto.

"Com a imperativa moldura da soberania, não é possível a uma empresa atuar no território de um país e pretender impor a sua visão sobre quais regras devem ser válidas ou aplicadas."

Para o ministro, "o poder econômico e o tamanho da conta bancária não fazem nascer uma esdrúxula imunidade de jurisdição."

"Assim sendo, a ordem jurídica pátria não pode ser ignorada ou atropelada por nenhuma outra 'fonte normativa', por mais poderosa que ela imagine ou deseje ser. O arcabouço normativo da nossa Nação exclui qualquer imposição estrangeira, e são os Tribunais do Brasil, tendo como órgão de cúpula o Supremo Tribunal Federal, que fixam a interpretação das leis aqui vigentes."

"A parte que descumpre dolosamente a decisão do Poder Judiciário parece considerar-se acima do império da lei. E assim pode se transformar em outlaw (fora da lei)"

STF tem maioria para manter bloqueio ao X: 'Tamanho da conta bancária não dá imunidade' - BBC News Brasil (2)

Crédito, Getty Images

Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar, ainda nas primeiras horas do dia. Ele citou o anúncio feito por Elon Musk de que a decisão da Justiça brasileira não seria acatada.

"Não houve cumprimento; mais do que isso, anunciou-se a transgressão. Ordem judicial pode ser passível de recurso, mas não de desataviado desprezo. O acatamento de comandos do Judiciário é um requisito essencial de civilidade e condição de possibilidade de um Estado de Direito", disse Moraes.

O ministro também acusou Musk de demonstrar "total desrespeito à Soberania brasileira e, em especial, ao Poder Judiciário, colocando-se como verdadeiro ente supranacional e imune às legislações de cada País".

Moraes destacou em seu voto que ordens semelhantes de bloqueio de perfis emitidas ao Google e à Meta foram cumpridas.

Ele também afirma que reconhece a Starlink — empresa de internet para locais remotos, que opera no Brasil — e o X como todas pertencentes a um "grupo econômico de fato" sob o comando de Elon Musk.

Motivos do bloqueio do X, segundo Moraes

Em sua decisão da semana passada, Moraes disse que Musk e sua plataforma incentivam discursos extremistas.

O ministro afirmou que a plataforma estava sendo utilizada para "incentivar as postagens de discursos extremistas, de ódio e antidemocráticos [...] com real perigo, inclusive, de influenciar negativamente o eleitorado em 2024".

Essa prática, segundo a decisão, poderia desequilibrar o resultado eleitoral por meio de campanhas de desinformação, favorecendo grupos populistas extremistas e comprometendo a integridade do processo democrático.

Em um trecho de sua decisão, Moraes afirma que mesmo após o X ter sido intimado no curso das investigações, Elon Musk teria continuado a promover discursos antidemocráticos e de ódio contra a Corte. Segundo o magistrado, Musk confunde liberdade de expressão com liberdade de agressão.

"Novamente, Elon Musk confunde liberdade de expressão com liberdade de agressão, confunde deliberadamente censura com proibição constitucional ao discurso de ódio e de incitação a atos antidemocráticos", disse o despacho assinado pelo magistrado.

Outro motivo que fundamentou a decisão foi a suposta prática de obstrução de justiça. Obstrução de justiça é quando alguém ou alguma empresa deliberadamente atua para atrapalhar investigações ou o cumprimento de decisões judiciais.

Segundo a decisão assinada por Moraes, as investigações teriam revelado que a rede X estaria utilizando "mecanismos ilegais" para obstruir as investigações conduzidas pela Justiça brasileira contra pessoas investigadas no inquérito que apura a existência de milícias digitais.

Musk e o X teria obstruído as investigações ao se recusarem a bloquearem perfis de pessoas sob investigação.

"A flagrante conduta de obstrução à Justiça brasileira, a incitação ao crime, a ameaça pública de desobediência às ordens judiciais e de futura ausência de cooperação da plataforma são fatos que desrespeitaram a soberania do Brasil e reforçam à conexão da dolosa instrumentalização criminosa das redes sociais", aponta a decisão.

O terceiro motivo para a decisão foi a falta de um representante legal da empresa X no Brasil, algo obrigatório segundo o Código Civil brasileiro.

A legislação determina que qualquer empresa estrangeira que opere no Brasil precisa manter representantes legais no país.

Segundo a decisão, a falta de um representante legal adequado dificultou a aplicação das decisões do STF.

Moraes afirma ainda que a decisão de não ter representantes legais no país pode ter sido parte de uma estratégia de Musk para evitar que o "X" fosse responsabilizado ou tivesse que cumprir determinações do judiciário brasileiro.

"As condutas ilícitas foram reiteradas na presente investigação, tornando-se patente o descumprimento de diversas ordens judiciais pela X Brasil, bem como a dolosa intenção de eximir-se da responsabilidade pelo cumprimento das ordens judiciais expedidas, com o desaparecimento de seus representantes.

O X acusou o STF e Alexandre de Moraes de ferirem o direito à liberdade de expressão — e Elon Musk afirmou que as contas apontadas no inquérito da Justiça não serão excluídas.

STF tem maioria para manter bloqueio ao X: 'Tamanho da conta bancária não dá imunidade' - BBC News Brasil (2024)
Top Articles
Adecoagro Stock Price | AGRO Stock Quote, News, and History | Markets Insider
2024 Yamaha ZUMA 125 SKU:Y2RA006030-K - motorcycles/scooters - by dealer - vehicle automotive sale - craigslist
Steve Bannon Issues Warning To Donald Trump
Rickrolling Link Generator
Miramar Water Utility
Suriname vacancies - working in Paramaribo - Teleperformance
Chevrolet Colorado - Infos, Preise, Alternativen
FREE Houses! All You Have to Do Is Move Them. - CIRCA Old Houses
Craigslist Com Humboldt
Job Skills That Start With Y
Brianna Aerial Forum
Jennette Mccurdy Tmz Hawaii
Unit 5 Lesson 6 Coding Activity
Yellow Kitchen Curtains Walmart
Cloud Cannabis Utica Promo Code
My Eschedule Greatpeople Me
Hours For Autozone Near Me
Creigs List Maine
Autoplay Media Studio 9.5 Full
Simply Gorgeous! — Tecnam Completely Refreshed their Best-Selling Light-Sport Aircraft - ByDanJohnson.com
Drys Pharmacy
Food Lion.com/Jobs
Regal Stone Pokemon Gaia
'Blue Beetle': Release Date, Trailer, Cast, and Everything We Know So Far About the DCU Film
Emojiology: 🤡 Clown Face
Pull And Pay Middletown Ohio
Importing Songs into Clone Hero: A Comprehensive Tutorial
7148646793
Gold Bowl Vidalia La Menu
Dicks Sporting Good Lincoln Ne
Kltv Com Big Red Box
Valentino Garavani Flip Flops
Frigjam
Our Favorite Paper Towel Holders for Everyday Tasks
Rush Copley Swim Lessons
Sayre Australian Shepherds
Babyboo Fashion vouchers, Babyboo Fashion promo codes, Babyboo Fashion discount codes, coupons, deals, offers
Craigslist Farm Garden Modesto
600 Aviator Court Vandalia Oh 45377
Crime Times Louisville Ky Mugshots
Traftarım 24
Sdn Md 2023-2024
Barbarian Frenzy Build with the Horde of the Ninety Savages set (Patch 2.7.7 / Season 32)
Breitling ENDURANCE PRO X82310E51B1S1 für 2.885 € kaufen von einem Trusted Seller auf Chrono24
Eliza Hay, MBA on LinkedIn: I’m happy to share that I’ve started a new position as Regional Director… | 36 comments
Thc Detox Drinks At Walgreens
11 Fascinating Axolotl Facts
Schedule An Oil Change At Walmart
The many times it was so much worse
What Does Wmt Contactless Mean
2006 Ford E350 Startrans RV Conversion for sale by owner - Medford, OR - craigslist
Find Such That The Following Matrix Is Singular.
Latest Posts
Article information

Author: Neely Ledner

Last Updated:

Views: 6040

Rating: 4.1 / 5 (62 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Neely Ledner

Birthday: 1998-06-09

Address: 443 Barrows Terrace, New Jodyberg, CO 57462-5329

Phone: +2433516856029

Job: Central Legal Facilitator

Hobby: Backpacking, Jogging, Magic, Driving, Macrame, Embroidery, Foraging

Introduction: My name is Neely Ledner, I am a bright, determined, beautiful, adventurous, adventurous, spotless, calm person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.